Agentes do Cevao participam de encontro para debater a malacologia

2


Por Júlio César Gomes

Representantes do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao) participaram de uma reunião do Estado para discutir ajustes que deverão ser promovidos sobre a malacologia, ramo da biologia que estuda os moluscos. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (16.11), no próprio Cevao, em Peixinhos. Além do Centro e do Estado, participaram a diretoria de vigilância em saúde, biólogos e agentes comunitários de saúde, vigilâncias de epidemiologia e sanitária.

A pesquisa da malacologia serve para examinar os caramujos positivos que possam proliferar a esquistossomose. As ações serão realizadas nas áreas potenciais que podem ter mais riscos de contágio, através de etapas como coleta, destruição e pesquisa. “Nós estamos realizando esses estudos de prevenção para que não haja uma proliferação de doença na população”, explica o coordenador de Vigilância Ambiental, Henrique Silva.

Os agentes comunitários vão a campo na Ilha de Santana, no próximo dia (21.11), para começar a análise dos caramujos mais propensos a atrair a doença. Em seguida, as coletas seguem para o laboratório de esquistossomose para intensificação da pesquisa. “É sempre melhor se prevenir do que remediar. O nosso objetivo é a prevenção”, acrescentou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariurcha Dantas.

O post Agentes do Cevao participam de encontro para debater a malacologia apareceu primeiro em Prefeitura de Olinda.

2 recommended
comments icon 0 comments
0 notas
Visto 38
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *