Aulas de karatê melhoram a saúde e autoestima dos alunos da melhor idade

1


Notícias

Aulas de karatê melhoram a saúde e autoestima dos alunos da melhor idade

 14/11/2017 – 13:05h – Atualizado em 14/11/2017 – 15:20h

Projeto funciona na Vila Olímpica do Sampaio duas vezes por semana e proporciona uma qualidade de vida aos maiores de 50 anos

Turma durante as aulas de karatê sênior na Vila Olímpica do Sampaio: mais qualidade de vida e disposição para as tarefas do dia-a-dia / Fotos: divulgação

 

Após os 50 anos, uma das principais queixas das pessoas são os incômodos causados pela perda de massa muscular, o que leva a possíveis dores pelo corpo. Por isso, médicos e profissionais de educação física recomendam a prática regular de alguma atividade que, além de ajudar na parte fisiológica, auxilia ainda no convívio social e resgate da autoestima. Um dos exemplos bem sucedidos são as aulas de karatê sênior que ocorrem na Vila Olímpica do Sampaio. O espaço, que é um equipamento administrado pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), abriga o projeto voltado à melhor idade desde fevereiro deste ano e tem altas taxas de aprovação entre os frequentadores. Atualmente, são cerca de 20 alunos que praticam a arte marcial de origem japonesa duas vezes por semana.

– Foi a partir de um projeto que conheci em São Paulo que decidi montar um semelhante aqui no Rio de Janeiro. E, justamente voltado para esta faixa etária, em que é preciso estar em movimento constante. Em nove meses, nossos alunos da melhor idade se tornaram mais ativos, tiveram uma melhora no fortalecimento muscular e equilíbrio, além de conhecerem outras pessoas, estabelecendo um vínculo de amizade, pois o karatê trabalha corpo e mente. Nosso objetivo não é a competição e sim, oferecer uma melhor qualidade de vida – revelou o coordenador do projeto, Marcelo Biazone, de 38 anos, que se dedica ao karatê há 28.

Aos 77 anos, dona Olinda Alves buscou algo novo para se exercitar além da tradicional ginástica que já realizava na Academia da Terceira Idade do Engenho Novo, bairro onde mora, na Zona Norte da cidade. E encontrou no karatê sênior uma forma diferente para se manter ativa.

– Meus filhos falam que sou ligada no 220 volts porque sempre gostei de atividade física. Embora nunca tivesse feito uma arte marcial na vida, gosto de capoeira e tive a ideia de fazer o karatê sênior. Achei que poderia uma oportunidade de experimentar algo novo. Os movimentos são adaptados para nossa idade e sinto muito mais disposta a partir de agora. Fico contando os dias para as aulas e arrastei meu namorado para vir junto comigo – contou Olinda, que está na faixa amarela e deve fazer o exame para a próxima – a vermelha, no ano que vem.

Seu Carlos Alberto Rodrigues, de 73 anos, namorado de dona Olinda, também é adepto de um estilo de vida mais dinâmico. E afirma que a nova atividade só trouxe benefícios.

– Nessa idade, o que pode é ficar parado. Nunca tive problema de saúde por ser ativo. A velhice só pode chegar na idade e não, na cabeça. As aulas de karatê são ótimas e nos ajudam não só como um esporte, mas no lazer e no respeito ao próximo – disse o aposentado.

As aulas logo conquistaram Dalva Souza das Dores, de 55 anos. Ela, que fazia dança de salão e alongamento na Vila Olímpica, além do karatê, agora se dedica integralmente à arte marcial.

– Minha mobilidade melhorou muito. É um dos pontos altos das aulas porque treinamos muito a parte de coordenação motora antes e depois. Eu, como frequentadora, digo que as atividades da Vila Olímpica do Sampaio são muito importantes para a comunidade. É um espaço ótimo para todas as idades – finalizou Dalva.

As aulas de karatê sênior são realizadas as segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h30. A Vila Olímpica do Sampaio está localizada na Rua Antunes Garcia, nº 12. 

  • Fotos

  • 6 fotos | 14/11/2017

    Karatê Sênior na Vila Olímpica do Sampaio




comments icon 0 comments
0 notas
Visto 24
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *