CONSCIENTES DESDE PEQUENOS

5


Notícias

CONSCIENTES DESDE PEQUENOS

 01/12/2017 – 11:56h – Atualizado em 01/12/2017 – 11:56h

Instituição de ensino em Seropédica é destaque estadual no envolvimento de alunos e professores em projeto de educação sanitária em escolas rurais

Um grupo de 56 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental do Centro Educacional Alfredo Prado – CEAP, em Seropédica, Região Metropolitana,  receberam, nesta quarta-feira (29), certificados, brindes e medalhas pela participação no Projeto de Educação Sanitária para as Escolas Rurais – PESER, da secretaria estadual de Agricultura. A instituição de ensino foi destaque estadual no engajamento ao projeto.   
 
Desenvolvido pela superintendência de defesa agropecuária, o trabalho tem se mostrado um importante  instrumento para a conscientização dos estudantes sobre as principais zoonoses – doenças que acometem os rebanhos e podem ser transmitidas ao homem, utilização correta de agrotóxicos e alimentos seguros,entre outros temas.
 
– As crianças se tornam multiplicadores das informações recebidas e passam a ser  agentes de mudanças para suas famílias e comunidades – explica a coordenadora de Educação Sanitária e responsável pelo PESER, a médica veterinária  Rosa Maria Antunes.
 
Ela conta que o projeto surgiu a partir da necessidade de sensibilização da população das áreas rurais sobre as doenças típicas deste meio como a Raiva,  Aftosa, Tuberculose, entre outras, além dos problemas causados pela utilização de agrotóxicos sem o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e o descarte inadequado de embalagens vazias desses produtos.
 
Durante os meses de agosto à novembro os alunos do CEAP tiveram aulas  utilizando como material educativo sete cartilhas produzidas pelo projeto, que no formato de histórias em quadrinhos e de forma lúdica, apresentou os temas aos estudantes.
 
– As informações também criam uma consciência preventiva para as doenças – acrescenta Rosa Antunes.
Ao receber o troféu pelo destaque da instituição de ensino, a diretora Fátima Prado, enfatizou que a partir de agora a educação sanitária estará sempre presente na escola.

  • Fotos

  • 7 fotos | Agricultura | 01/12/2017

    Educação Sanitária nas Escolas Rurais

5 recommended
comments icon 0 comments
0 notas
Visto 59
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *