Cúpula da Segurança debate desafios e soluções na Reunião de Nível 1

3


Notícias

Cúpula da Segurança debate desafios e soluções na Reunião de Nível 1

 06/10/2017 – 15:32h – Atualizado em 06/10/2017 – 15:33h

O secretário de segurança, Roberto Sá, e a cúpula da Secretaria de Estado Segurança (Seseg) realizaram, nesta terça-feira (03/10), a Reunião de Nível 1 do segundo trimestre de 2017, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.

Na ocasião, diretores e comandantes de Policiamento de Área apresentaram um panorama do combate à criminalidade nas sete Regiões Integradas de Segurança do estado. A Reunião de Nível 1 integra o calendário do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados, criado em 2009.

Na abertura dos trabalhos, o secretário Roberto Sá ressaltou a importância do uso diário da ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o ISPGeo, para a análise e diagnóstico do combate à mancha criminal.

“É preciso que as pessoas saibam que as polícias trabalham com planejamento operacional, metas, prazos e resultados. O ISPGeo permite a visualização do local exato onde o crime ocorreu e está sendo utilizado pelas policiais”, declarou o secretário.

Em seguida, a diretora-presidente do ISP, Joana Monteiro, apresentou um panorama dos roubos de rua, letalidade violenta, roubos de veículos e roubos de carga no estado. O subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves, apresentou um balanço sobre o processo de integração entre as forças de segurança.

O subsecretário de Gestão Administrativa, Hélio Pacheco Leão, anunciou que até o final de outubro deve estar concluída a construção da sede da 2ª Região Integrada de Segurança Pública, que abrange a Zona Oeste da Capital, para efetiva inauguração. A Secretaria de Segurança conseguiu a retomada de três convênios com o Governo Federal que permitirão fazer aquisição de quatro viaturas para a Divisão de Homicídios da Polícia Civil; para o reaparelhamento do Instituto de Criminalística Carlos Éboli; para aquisição de mobiliário e equipamentos para as Unidades de Polícia Pacificadora e também para a aquisição de equipamentos musicais e esportivos para o Programa Papo de Responsa. Mediante a convênio com a SENASP/MJ, na ordem de 30 milhões de reais, serão viabilizadas as aquisições de viaturas novas, sendo 307 para a Polícia Militar e 120 para a Polícia Civil.

Em seguida, os comandantes das sete Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) mostraram os indicadores de criminalidade de suas áreas e apresentaram as medidas tomadas para a diminuição desses índices.

O subsecretário de Assuntos Estratégicos, Roberto Alzir, cuja pasta foi oficializada essa semana, avaliou positivamente a agenda.

“A Reunião de Nível 1 é o coroamento do nosso esforço de integração. Mudamos um pouco o formato e agora não apenas analisamos os indicadores estratégicos de criminalidade e discutimos os resultados indesejados, como também ouvimos os comandantes e delegados das RISPs sobre outros indicadores, como roubo de cargas, e sobre estratégias adotadas em casos de sucesso, que podem ser aplicadas em outras regiões. Ouvimos também as diversas demandas que podem contribuir para facilitar a obtenção dos resultados almejados, sendo que algumas foram encaminhadas imediatamente e outras serão objeto de tratamento posterior ”, afirmou Alzir. 




comments icon 0 comments
0 notas
Visto 51
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *