Detentos recebem atendimento odontológico em unidade prisional


No Pará, detentos custodiados pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) tem o direito de atendimento odontológico assegurado. O serviço é feito dentro das unidades prisionais ou consultórios externos, por meio de parcerias com instituições governamentais. Na quinta-feira, 14, o Centro de Recuperação Regional de Tomé-Açu (CRRTA) realizou atendimentos a 20 detentos. As consultas ocorrem  mensalmente na Casa de Saúde do município.

Como mostra o perfil dos custodiados pela Superintendência, a maioria dos internos nunca teve acesso a atendimentos odontológicos e nem cuidados com a saúde bucal. Diante disto, o serviço oferecido pelo sistema penal se torna fundamental.

“É possível perceber que quando o detento ainda estava em liberdade não tinha cuidados com a saúde bucal, então eles (internos) já chegam com problemas crônicos no Sistema causado pela falta de bons hábitos, orientações e de assistência, por exemplo”, explica Alexandre Igarashi, cirurgião-dentista que realiza os procedimentos aos internos de Tomé-Açu.

Abraão Gonzaga da Silva, 20, se livrou do desconforto e das fortes dores. “Meu dente doía muito, principalmente à noite quando eu ia deitar. Eu morava distante do centro e nunca dava pra eu ir procurar um local que me atendesse. Agora eu vou parar de ficar sofrendo de noite, vou dormir tranquilo”, disse o interno que fez a extração do dente.

Antes da consulta é feita uma triagem que avalia os internos mais necessitam do atendimento. De acordo com Selma Nascimento, diretora do CRRTA, é papel também da Susipe zelar para que os direitos dos custodiados, inclusive a saúde sejam garantidos. “A dor de dente traz um sofrimento muito grande para quem está em liberdade, e ainda mais para quem está preso. A dor que eles sentem é recorrente, então buscamos dentro do possível ajudar a solucionar”, afirmou.

Em 2016, 9.569 atendimentos foram realizados. De janeiro a julho deste ano o número chega a 4.222. “Por meio da equipe biopsicossocial a Susipe realiza junto à população carcerária vários atendimentos de saúde, inclusive odontológico e com frequência buscando melhorar a saúde bucal da massa carcerária, visto que muitos apresentavam a necessidade do acompanhamento, antes de entrar no cárcere, mas realizaram”, destacou o diretor geral penitenciário, Coronel Matos.




comments icon 0 comments
0 notas
Visto 25
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *