Efervescência da cultura de rua embala as noites das quintas na Vila Olímpica

1


Por Nathaly Nascimento

Clique para exibir o slide.

A Vila Olímpica de Rio Doce, em Olinda, vem sendo desfrutada cada vez mais por jovens da localidade. Um grupo de 16 Mc’s se reúne no Marco Zero do espaço com o propósito de resgatar o movimento hip hop. A Batalha na Vila, assim denominada por quem frequenta o local, ganhou força. Todas as quintas, a partir das 19h, grupos fazem rimas no estilo Freestyle(nome em inglês que significa estilo livre), jogam basquete de rua e dançam break. “Esse encontro é necessário para a comunidade, não tínhamos onde praticar. Então, estamos desfrutando do espaço público”, destaca Nicolas Rocha, 18 anos, morador da 4ª Etapa de Rio Doce.

Nesta quinta (17.11), houve um grande encontro na Vila, onde o coordenador Estadual da Central Única das Favelas de Pernambuco (CUFA-PE), Cesar Cronenbold , trouxe Jacó Martins, atleta profissional desde 1999, jogou na Seleção Brasileira de Basquete de Rua em 2008, 2009 e 2010. Natural de Fortaleza (CE), o atleta viajou o Brasil promovendo o esporte e buscando conhecimento.  “O esporte está mais próximo dos jovens, principalmente dos moradores de periferias, não é necessário ser alto para praticar a modalidade. Como nas batalhas de hip hop, no basquete o que é necessário é ter habilidade e capacidade de improvisação”, completou.

Outro visitante foi o Cleber da Pracinha, assim conhecido por conseguir reformar a pracinha do bairro onde mora, no Alto José Bonifácio, no Recife. Cleber relatou a sua experiência contando sobre a interação com os moradores. O encontro trouxe muita troca de experiência e uma prévia do evento que acontecerá neste domingo 19.11, o Festival da Cultura de Rua, uma parceria entre a CUFA-PE e a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda.

O post Efervescência da cultura de rua embala as noites das quintas na Vila Olímpica apareceu primeiro em Prefeitura de Olinda.

comments icon 0 comments
0 notas
Visto 32
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *