Escolinha de Futebol Léo Moura de São José de Ubá visita o Maracanã

3


Notícias

Escolinha de Futebol Léo Moura de São José de Ubá visita o Maracanã

 15/09/2017 – 13:14h – Atualizado em 15/09/2017 – 13:30h

Grupo de alunos conheceu as dependências internas do estádio, além do vestiário e o gramado

 

Alunos do núcleo de São José de Ubá da Escolinha Léo Moura na visita ao Maracanã / Fotos: Rogério Santana

 

A manhã desta sexta-feira (15/09) foi diferente para um grupo de alunos da Escolinha de Futebol e Cidadania Léo Moura, que funciona na cidade de São José de Ubá, na região Noroeste Fluminense. Cerca de 30 crianças e jovens fizeram o tour do Maracanã e tiveram a oportunidade de conhecer as dependências internas de um dos estádios mais famosos do mundo. Um dos projetos da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), a Escolinha de Futebol Léo Moura está presente, além da capital, nos municípios do interior do Rio de Janeiro.
 

– Ficamos muito felizes quando acontecem ações como esta. É muito importante, principalmente para os alunos dos núcleos do interior, esses passeios, pois, além de ser uma oportunidade única, enriquece o trabalho da escolinha. O Maracanã, símbolo maior do nosso futebol, não poderia ficar de fora – afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.
 

Durante o tour, os alunos puderam conhecer parte do acervo histórico do estádio, como os registros fotográficos de partidas importantes

 

 

A visita teve início pela exposição de fotos no hall de entrada. Momentos marcantes que ocorreram no estádio estão eternizados em registros fotográficos, como a conquista do ouro pelo futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. As pegadas da dupla tricolor Washington e Assis, ídolos da década de 80 também receberam a atenção dos pequenos jogadores de São José de Ubá.
 

Mas foi o acervo do Zico que arrancou os gritos da torcida mirim, que nem era nascida quando o ídolo balançava as redes do Maracanã, com seus 333 gols e maior artilheiro do estádio. A blusa, a bola e faixa de campeão do mundo do Galinho de Quintino foram destaques na primeira parte no tour.
 

Peças doadas por Zico, como a camisa do Flamengo, chamaram a atenção dos pequenos atletas

 

Com 13 anos, Fábio Caio de Souza estava atento às explicações durante a visita.
 

– Muito legal estar no Maracanã pela primeira vez. Só conhecia pela televisão quando assisto aos jogos do Flamengo. Sou aluno da escolinha a um ano e gosto bastante dos treinos – disse Fábio, fã de Messi e Neymar.
 

O ponto alto da visita foi a chegada à beira do gramado, onde os alunos tiveram acesso ao banco de reservas e à arquibancada. Alguns, como Théo Vieira, já tiveram a experiência de torcedor em uma partida no local.
 

– Eu já vim ver jogo do Fluminense assim que o Maracanã ficou pronto. Mas nunca tinha entrado e visto por dentro. Gostei mais do vestiário e ver por onde os jogadores passam antes de chegar no campo – contou Théo, que ainda falou um pouco sobre a rotina no projeto:

 

Théo, de 11 anos, é considerado um dos destaques da escolinha na cidade já fez testes no Flamengo e Botafogo, mas sonha mesmo em jogar no time do coração, o Fluminense
 

– Treino duas vezes por semana na escolinha. Jogo no meio de campo e acho que para ser bom, tem que dar muito passe para o atacante fazer gol. Já fiz testes no Flamengo e Botafogo e gostaram no meu futebol.
 

Professor da escolinha, Rodrigo Nascimento ressalta que, para muitos alunos, a escolinha é uma importante ferramenta de inclusão social por meio do esporte.
 

De acordo com os responsáveis pela escolinha, oportunidades de visitas como esta são únicas e importantes para os alunos

 

– Nossa cidade tem cerca de três mil habitantes e grande parte dos moradores é da zona rural. Então, temos alunos que não saem muito do município. Por isso, esse tipo de oportunidade é algo que, para eles, é transformador. Nossa filosofia durante as aulas é passar o máximo de conhecimentos possíveis, tornar sempre um ambiente saudável. Dizemos que todos têm chance de crescimento, independente de classe social – finalizou Rodrigo. 

  • Fotos

  • Visita dos alunos da Escolinha Léo Moura de São José de Ubá ao Maracanã

    10 fotos | 15/09/2017

    Visita dos alunos da Escolinha Léo Moura de São José de Ubá ao Maracanã




comments icon 0 comments
0 notas
Visto 36
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *