FIA realiza formatura de mais de 200 alunos de cinco polos

2


Notícias

Assistência Social

FIA realiza formatura de mais de 200 alunos de cinco polos

 21/12/2017 – 16:01h – Atualizado em 21/12/2017 – 16:03h

 » Renata Fortes

Alunos da Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Ipanema, Maracanã e Padre Miguel estiveram presentes no evento

A manhã do dia 21 de dezembro de 2017 foi de muitas alegrias e emoções para mais de 200 alunos que participaram do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), da Fundação da Infância e Adolescência (FIA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids). Ao todo, alunos dos cinco polos da FIA (Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Ipanema, Maracanã e Padre Miguel) estiveram presentes no evento.

 

Nesta quinta, foi o dia da formatura da segunda turma de 2017 de adolescentes entre 15 e 18 anos incompletos. Com o auditório da sala Cecília Meireles, na Lapa, lotado, familiares, amigos, professores e representantes de órgãos ligados ao governo do estado prestigiaram os formandos, que preparam homenagens, pronunciamentos, danças, peças teatrais e receberam a tão sonhada certificação do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência.

 

O evento foi aberto pela banda de música da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A presidente da FIA, America Tereza, ressaltou a importância dos 30 anos de existência do programa e salientou que o mesmo visa complementar a educação formal de forma a inserir os jovens no mercado de trabalho, priorizando adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social.

 

Paulo Victor barros da Silva, de 15 anos, é um dos alunos que concluíram o curso de três meses da Fia, e no dia 3 de janeiro, começará a estagiar no Tribunal de Contas do Estado. Ansioso, ele diz que graças ao empenho e à dedicação durante as aulas foi escolhido entre os vários alunos para estagiar.

 

– Viram em mim algo que eu não fui capaz de enxergar. Com compromisso e dedicação, o ano de 2018 será o pontapé inicial da minha carreira no mercado de trabalho. Vou me esforçar para aprender tudo no TCE.

 

Jaqueline Costa de Oliveira, mãe da formanda Agnes Costa Damasceno, de 16 anos, não poupou elogios à FIA e à cerimônia.

 

– Queria fazer um agradecimento especial aos professores e funcionários, pela dedicação, parceria, companheirismo e acima de tudo pela amizade e cuidados com os nossos filhos. Esse curso ajuda muito a tirar os jovens das ruas, da ócio e direcionando-os a uma carreira para o mercado de trabalho.

 

A subsecretária de Desenvolvimento Social da Sectids, Shyrlei Martins, ao falar com os jovens, afirmou que o ano de 2018 será um ano em que muitas portas estarão sendo abertas para os formandos.

– Não percam as oportunidades que estão recebendo. Esta pode ser o início da trajetória de sucesso de cada um de vocês.

A cerimônia contou também com a presença do diretor social da FIA, Rogério Santana, a coordenadora representante do Rio Solidário, Luciana Rosa, e também com o representante dos estagiários, e ex aluno da FIA, Edmar Pontes.

2 recommended
comments icon 0 comments
0 notas
Visto 136
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *