Governo de Rondônia realiza através da Secretaria de Estado da Justiça programa de formação continuada para agentes penitenciários

2


Auditório lotado para ouvir a palestrante Cíntia Helena dos Santos.

 

No final da semana passada, aconteceu o seminário ‘Vigiar e punir nos dias atuais: da lógica do aprisionamento à garantia de direitos’, que deu abertura ao programa de formação continuada para agentes penitenciários. Cerca de 200 servidores compareceram ao auditório do Teatro Guaporé.

O secretário de Estado da Justiça, Marcos Rocha, parabenizou o governador Confúcio Moura pela iniciativa. “O governador  Confúcio está de parabéns em trazer um seminário grandioso como este para os servidores do sistema prisional de Rondônia. É sempre uma satisfação poder juntamente com nosso governador oferecer um programa de formação continuada aos agentes penitenciários que são verdadeiros guerreiros na luta em zelar pela segurança dos presídios”, declarou.

A palestrante Cíntia Helena dos Santos atua como psicóloga há 20 anos no sistema prisional brasileiro e também é especialista em psicanálise voltada à modalidade do tratamento penal e gestão penitenciária. Com formação em doutorado, foi escolhida pelo governador Confúcio Moura para compartilhar as experiências e teorias adquiridas ao logo destas duas décadas.

Cíntia Helena dos Santos foi a palestrante

Oito municípios serão contemplados com a formação: Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes (que vai abranger Machadinho e Buritis), Ji-Paraná (Jaru, Ouro Preto e Presidente Médici), Rolim de Moura (Alta Floresta de Santa Luzia), Pimenta Bueno (Cacoal e Espigão do Oeste), Vilhena (Cerejeiras e Colorado) e São Miguel do Guaporé (Alvorada do Oeste, Costa Marques e São Francisco do Guaporé).

A diretora da Escola de Estudo e Pesquisa Penitenciária (Esep), Crisanara Mazza de Toledo, cita os temas que serão abordados durante o programa de formação continuada que deverá acontecer até dezembro são eles: identidade e o papel do profissional, humanização no atendimento, prática de atendimento, comunicação, gestão técnica, ética, liderança e legislação específicas.

“Este trabalho só está sendo possível ser realizado graças à parceria Escola de Governo  com o Instituto Superior de Formação Continuada (Infoco), e as  Secretarias da Justiça e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog)”, agradeceu a diretora.

Os servidores deverão se inscrever no site http://www.escoladegoverno.ro.gov.br, no módulo disponível, selecionando o polo que abrange o município onde reside,” pontou Crisanara.

Leia mais:

 Secretaria de Estado da Justiça realiza projeto de reinserção social em Rolim de Moura para capacitar apenados a ingressar ao mercado de trabalho

2 recommended
comments icon 0 comments
0 notas
Visto 35
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *