Iesp comemora 18 anos de criação com ação de cidadania em Marituba

1


Responsável pela formação dos servidores que integram o Sistema de Segurança Pública do Estado, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) comemorou 18 anos de criação com uma solenidade e uma ação cidadania realizada na manhã desta sexta-feira, 15, na sede da instituição, localizada em Marituba. A solenidade foi presidida pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, General Jeannot Jansen e coordenada pelo diretor do Iesp, coronel PM Alisson Gomes Monteiro.

Em 2014, o instituto foi credenciado como instituição de ensino superior, passando a ter a competência, dentre outras, de conferir graus acadêmicos. O Iesp é organizado a partir das suas Unidades Acadêmicas, sendo estas as Academias ou Escolas existentes no Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), dirigido por um Conselho Superior.

O Iesp realiza suas atividades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e de ações de treinamento profissional continuado, funcionando como um centro de produção de conhecimento e construção de políticas públicas voltadas à paz social e segurança dos cidadãos.

Durante a solenidade houve o desfile da tropa representativa do Iesp, composta por alunos oficiais do Corpo de Bombeiro Militar, Policiais pertencentes ao Comando Geral da Polícia Militar e alunos do Curso de Formação de Policiais Civis categoria Papiloscopistas, e a entrega das medalhas do “Mérito do Ensino Integrado de Segurança” àqueles que prestaram serviços relevantes ao Iesp.

Entre os agraciados militares estão o secretário adjunto de Gestão Administrativa, coronel PM Hugo Alexandre Santos Regateiro; o comandante da Academia de Bombeiro Militar, tenente coronel Eduardo Celso, chefe de Estado Maior Estratégico da PM; coronel Emmanuel Queiroz Leão Braga, chefe da BM/3 do COP; tenente coronel João da Silva Júnior, além do diretor geral da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), Ruy Martini Santos Filho, e Orlando Salgado, Fernanda Almeida, Edson Ramos, Adma Salin e Magdala de Souza.

“No decorrer do ano de 2016 sedimentamos processos que hoje permitem assumirmos uma postura mais arrojada, talvez a mais audaciosa nesses 18 anos de funcionamento. Não obstante estarmos consolidando nosso papel como instituição de ensino superior regularmente constituída, fincando uma pegada acadêmica mais firme e invadindo um meio científico há muito negado às instituições de segurança pública, o Iesp hoje se vê, com muita clareza, como um órgão de formação e de qualificação continuada técnico-profissional. Existimos para proporcionar aos órgãos do sistema e, por conseguinte, à população, os melhores profissionais que se possa ter”, destacou o diretor do Iesp, coronel Alisson Monteiro.

“Estamos apostando também na plataforma de ensino à distância do Iesp, a qual servirá a todas as unidades acadêmicas, com gestão direta e, portanto, com preservação das autonomias institucionais, propiciando aos órgãos que alcancem seus integrantes nos locais mais longínquos do Estado, diminuindo as distâncias quilométricas a um pequeno clique”, complementou o diretor do Iesp.

Serviços

De forma conjunta com a solenidade foi realizada ação cidadania que fez parte da programação de aniversário do Iesp. As atividades ocorreram nas dependências do instituto, no período de 8h às 12h, e ofereceu serviços gratuitos à comunidade de Marituba, beneficiando centenas de pessoas. Um dos destaques foi a participação do Tribunal de Justiça do Estado, que ofereceu atendimento jurídico processual, referente à conciliação, reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia.

A comunidade teve a chance de tirar carteira de identidade e certidão de nascimento e acesso a serviços de verificação de pressão arterial e glicemia, recolhimento de medicamentos vencidos para descarte adequado, escovódromo e palestra, divulgação e sensibilização para doação de sangue e medula óssea, educação no trânsito, registro de ocorrências de violência doméstica e familiar, sensibilização de grupos vulneráveis e serviço de estética, entre outros.

Também foi montada uma exposição sobre as atividades especificas dos órgãos do sistema de segurança. Para a realização da ação cidadania, o Iesp contou com a parceria do TJE, Pro Paz, Hemopa, Polibom, Cesupa, Detran, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e Susipe.

A autônoma Irá Ataíde, de 21 anos, pode dar entrada no pedido de pensão alimentícia e também aproveitou outros serviços da ação. “É muito bom esse tipo de ação porque aqui temos a oportunidade de encontrar vários serviços num único lugar e também pude solicitar a pensão alimentícia do meu filho com calma”, disse a moradora do município.

Autoridades prestigiaram a programação e entre os gestores do Sistema de Segurança Pública presentes à cerimônia estavam os secretários adjuntos de Gestão Administrativa, coronel PM Hugo Alexandre Santos Regateiro; de Operações, coronel PM André Luiz de Almeida e Cunha, além dos comandantes da Polícia Militar, coronel Hilton Celson Benigno de Souza; do Corpo de Bombeiros, coronel Augusto Sérgio Lima de Almeida (em exercício), e o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino.

Também acompanharam as comemorações o tenente coronel Adelino Fernandes R. Júnior, atual comandante da Academia da PM “Coronel Fontoura”; a delegada Marlise Modesto Tourão, diretora da Academia de Polícia Civil e o tenente coronel Eduardo Celso, comandante da Academia de Bombeiro Militar.




comments icon 0 comments
0 notas
Visto 36
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *