Novos gestores da Rede Faetec tomam posse nesta quarta-feira, dia 10

3


Notícias

Novos gestores da Rede Faetec tomam posse nesta quarta-feira, dia 10

 10/01/2018 – 21:32h – Atualizado em 10/01/2018 – 21:35h

 » Vanessa Campanario

Durante a solenidade, que teve discursos, entregas de certificados e de termo de posse e apresentações musicais

Com o empenho da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, a Faetec cumpre mais uma vez o compromisso estabelecido com os servidores da Rede. Hoje, tomaram posse 27 gestores eleitos por meio de processo de consulta direta, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade escolar.

A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, no teatro Abdias Nascimento, e contou com as presenças de secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neve, e do deputado e ex-secretário da pasta Gustavo Tutuca, além do também deputado João Peixoto, entre outras autoridades.

– Quero parabenizar cada gestor por aceitar o desafio de assumir as unidades e acreditar no processo de consulta implementado na Rede. Isso representa efetivamente um grande avanço na forma de conduzir a educação profissional – destaca o secretário Gabriel Neves.

Durante a solenidade, que teve discursos, entregas de certificados e de termo de posse e apresentações musicais, o clima era de satisfação e esperança por mais um ciclo que se inicia e segue até 2020.

– Agradeço a dedicação e o esforço de todos os servidores envolvidos neste processo de buscar a excelência na oferta de um ensino profissionalizante de qualidade. Com essa união e trabalho harmônico, conseguiremos uma educação melhor, republicana e laica. Porque essa é a missão da Faetec – salienta o presidente Miguel Badenes.

Desde que a Lei 7299, que institui processo de consulta direta à comunidade escolar para a escolha democrática dos diretores das escolas públicas estaduais e da Faetec, entrou em vigor, um longo trabalho foi realizado. O regulamento visa colocar em prática um desejo antigo da gestão de tornar o processo de seleção mais democrático e transparente.

À ocasião, o deputado Gustavo Tutuca relembrou o trabalho realizado à frente da secretaria na regulamentação da lei e na estruturação do Plano de Cargos e Salários da Faetec. Ele também enalteceu o papel da Alerj na regularização da situação da Rede e na solidificação de uma educação profissional melhor no estado.

– Fico de feliz de fazer parte desse processo lá atrás, durante a minha primeira passagem à frente da secretaria, quando já praticávamos a consulta nas unidades, sem a instituição da Lei. Com essa consolidação do processo de escolha de gestores, a Faetec torna-se um espelho para toda a Rede Pública de Educação. Sem esquecer o papel fundamental que a Alerj tem cumprido para garantir um futuro melhor para o nosso estado – diz Gustavo Tutuca.

 

Renovação na gestão das unidades da Faetec

O ano letivo de 2018 será conduzido por uma grande renovação na Faetec. Cerca de 70% dos diretores eleitos estarão administrando as unidades pela primeira vez. No processo de consulta aprovado, metade dos votos foi dos professores e demais funcionários, e a outra metade, dos alunos.

– É uma honra assumir a unidade de Bacaxá, que é uma referência na região. Vi que, apesar da crise, é possível fazer muita coisa na unidade. A procura por nossos cursos é grande e não podemos perder esse interesse dos moradores por nossa escola. A ideia é promover um ambiente agradável e um ensino de qualidade a todos que ingressarem na Rede – afirma Claudio Soares, novo diretor da Faetec Helber Vignoli Muniz, em Saquarema.

Para assumir as escolas de Educação Básica e Superior, os diretores realizaram um curso de Gestão Escolar com o intuito de capacitá-los para o exercício de funções estratégias no âmbito pedagógico e administração das unidades. Foram 40 horas de conhecimento em prol de uma educação pública e de qualidade. 

3 recommended
comments icon 0 comments
0 notas
Visto 83
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *