Rondônia participa dos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília, com 126 alunos-atletas

1


As equipes masculina e feminina de voleibol da escola estadual Maria Arlete, de Vilhena, representarão Rondônia em Brasília

 

A delegação juvenil rondoniense embarca na quinta-feira (16) em voo comercial a partir de Porto Velho com destino a Brasília (DF), onde disputarão os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em 13 modalidades, entre individuais e coletivas. A competição, realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), segue até o dia 25 para estudantes de 15 a 17 anos de todo Brasil.

Ao todo serão 126 alunos-atletas masculino e feminino de várias cidades rondonienses na busca de títulos. Os jogos escolares são divididos em duas partes. Na primeira, disputam os atletas das modalidades individuais, que são: atletismo, badminton, ginástica rítmica, judô, xadrez, tênis de mesa, natação, ciclismo e vôlei de praia.

“Apenas na modalidade de luta olímpica, Rondônia não envia atleta”, informou o chefe da delegação, professor Expedito Santana, explicando que essa modalidade individual deverá ser inserida nos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) em 2018, assim como ocorreu com o badminton nesse ano e que já tem atleta classificado para os jogos em Brasília.

Pela primeira vez, Rondônia terá representante nos Jogos Escolares da Juventude na modalidade Badminton

Na segunda parte dos jogos, entram nas quadras os atletas das modalidades coletivas, que são: basquetebol, handebol, voleibol e futsal. Esse grupo de atletas viaja a Brasília a partir do dia 19. Apenas no voleibol, Rondônia será representada por duas equipes da mesma escola, tanto no masculino quanto no feminino. Os atletas são da escola estadual Maria Arlete, de Vilhena. As demais modalidades coletivas são de escolas diferentes.

“Os atletas demonstraram, durante o Joer, que tem potencial de pódio em várias modalidades em Brasília”, disse Expedito Santana, otimista com o desempenho dos alunos atletas de Rondônia, que tem as despesas de viagens rodoviárias e aéreas custeadas pelo governo estadual como incentivo ao desporto escolar.

Os JEJ são uma realização do COB e tem a finalidade de apoiar e incentivar o esporte de alto rendimento revelando novos talentos. Cada estado brasileiro, com os respectivos programas de fomento ao esporte escolar, desenvolve as etapas regionais e classificatória na formação do time para as disputas em nível nacional.

Em Rondônia, esse serviço é de responsabilidade da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e foi realizado em etapas regionais em dez cidades e etapas estaduais.

Leia também:

 Rondônia participa da 11ª edição das Paralímpiadas Escolares, em São Paulo, em cinco modalidades

 Governo de Rondônia estimula empresas a utilizarem lei de incentivo ao esporte para formar atletas




comments icon 0 comments
0 notas
Visto 20
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *