Workshop de gestão fiscal encerra módulo em Marabá e segue para Santarém

1


O segundo módulo do workshop “Melhoria da Situação Fiscal dos Municípios do Pará” encerrou nesta terça-feira, 14, para a regional Marabá. A assistência técnica oferecida pelo Governo do Pará, através da Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis (Semsu), aos municípios, ainda será ministrada nas regionais de Santarém, Altamira e Marajó/Belém II.

Para o contador da secretaria municipal de finanças de Marabá, José da Silva, o treinamento foi muito proveitoso. “Devido as orientações que tivemos no primeiro módulo, passamos a ficar mais vigilantes com o Cauc. No segundo módulo aprendemos algumas formas de economizar em material, energia e como melhor aplicar nossos recursos. Agora é colocar em prática o que aprendemos”, contou.

O vice-prefeito de Xinguara, Raimundo de Araújo, parabenizou a iniciativa governamental. “Isso é muito bom para todos os municípios. Acredito que o Programa Municípios Sustentáveis contribui para que possamos melhorar a administração dos recursos municipais e, com isso, dar mais qualidade de vida para a população”, defendeu.

Treinamento – O primeiro módulo do workshop foi direcionado à regularização das prefeituras no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). Os participantes puderam acessar o sistema e receber treinamento de acordo com a realidade dos seus municípios, com orientações sobre como sanar os problemas enfrentados atualmente. O segundo módulo foi dedicado ao equilíbrio fiscal, com análise da receita dos municípios para traçar um perfil individual e identificar as potencialidades de melhoria dos gastos e da arrecadação própria. Na conclusão do treinamento cada município tem informações para montar um plano de ação para corrigir sua situação no Cauc e para gerar oportunidades de acesso a recursos destinados a investimentos, a partir da redução da despesa de custeio.

A capacitação está sendo ministrada por especialistas da Comunitas, organização social especializada na mobilização de lideranças para o desenvolvimento do Brasil, em parceria com a Mais. A assessoria técnica oferecida pelo Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Semsu, está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Escola de Governo do Pará (EGPA). O workshop, realizado para cinco polos de diversas regiões do Pará, é uma das etapas de assessoramento de capacitação, para dotar os municípios de condições necessárias para que as equipes municipais possam se desenvolver e ajudar a fazer uma boa gestão.

“Nós vivemos um momento fundamental do programa Municípios Sustentáveis. Tivemos resultados excelentes no primeiro momento com os municípios resolvendo pendências com o Cauc. Nesse segundo momento os municípios se instrumentalizam, recebem o conhecimento e a orientação técnica necessária para que eles possam otimizar mais o uso dos recursos públicos”, destacou a secretária estadual de Administração, Alice Viana, ao falar da importância de fazer as avaliações de qualidade dos gastos, para se aplicar esses recursos de forma mais adequada, gerando valor ao próprio desenvolvimento das politicas públicas em cada município.




comments icon 0 comments
0 notas
Visto 29
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *