Ao vivo: Scorsese e a seleção de filmes nos streamings. Indicados ao WGA e atualidades da semana.
O que veremos neste artigo:
- 1 Desvendando as mudanças na distribuição de filmes nos streamings
- 2 A nova abordagem da Warner Miriam e o lançamento de “Mulher Maravilha 1984”
- 3 Impacto da estratégia da Universal na América Latina
- 4 Desafios enfrentados pela Sony Classics
- 5 Repercussões no mercado de cinema internacional e nacional
- 6 Adaptação do público às novas estratégias de lançamento
- 7 FAQ
- 8 Conclusão
Desvendando as mudanças na distribuição de filmes nos streamings
As mudanças no cenário de distribuição de filmes estão impactando tanto o mercado internacional quanto o mercado brasileiro. Em uma era em que os streaming services ganham destaque, as estratégias de lançamento têm sido repensadas pelas produtoras e distribuidoras. Neste artigo, abordaremos as transformações observadas nos lançamentos de filmes, as possíveis repercussões no Brasil e no mundo e a maneira como o público está se adaptando a esse novo modelo.
A nova abordagem da Warner Miriam e o lançamento de “Mulher Maravilha 1984”
Em uma entrevista com um executivo da Warner Miriam, foi confirmado que os filmes serão lançados inicialmente nos Estados Unidos no HBO Max, com vantagem de lançamento antecipado nos cinemas internacionais. O lançamento de “Mulher Maravilha 1984” duas semanas antes nos cinemas do Brasil é um exemplo dessa estratégia. Essa abordagem impacta diretamente o público, que terá acesso à produção em diferentes plataformas e em momentos distintos.
Impacto da estratégia da Universal na América Latina
A Universal na América Latina optou por disponibilizar o filme “Bela Vingança” diretamente para aluguel em vários mercados, ao mesmo tempo em que confirmou o lançamento nos cinemas. Essa decisão gera reflexões sobre o comportamento do público frente às alternativas de visualização e sobre a rentabilidade para o estúdio. Além disso, a reprogramação de datas de lançamento de outros filmes pela Universal mostra a necessidade de adaptação das distribuidoras diante das mudanças no mercado.
Desafios enfrentados pela Sony Classics
A Sony Classics enfrenta desafios devido à falta de parcerias para a distribuição em plataformas de streaming. Essa situação resultou no adiamento de lançamentos como “A Festa” e “Cada Fader”. Esse cenário evidencia a importância das parcerias no contexto atual da indústria do entretenimento e a complexidade enfrentada pelas empresas independentes.
Repercussões no mercado de cinema internacional e nacional
Diante das transformações na distribuição de filmes nos streamings, é fundamental analisar como essas mudanças impactam os mercados internacionais e nacionais. As estratégias adotadas pelas grandes produtoras têm repercussões nas formas de consumo de entretenimento, na competitividade entre os serviços de streaming e na experiência do público. O mercado brasileiro, por exemplo, enfrentará desafios e oportunidades decorrentes dessas alterações.
Adaptação do público às novas estratégias de lançamento
O público está se adaptando a esse novo modelo de distribuição, que oferece alternativas de consumo em diferentes plataformas. A experiência de assistir a um filme está se tornando mais diversificada e acessível, o que impacta diretamente os hábitos de consumo de entretenimento. A maneira como o público brasileiro reagirá a essas mudanças e como se comportará diante das diferentes opções de lançamento é um aspecto relevante a ser considerado.
FAQ
1. Quais são as principais mudanças observadas na distribuição de filmes nos streamings?
As principais mudanças incluem estratégias de lançamento simultâneo em diferentes plataformas, antecipação de lançamentos em certos mercados e a disponibilização direta para aluguel em alguns países.
2. Como as mudanças na distribuição de filmes podem impactar o mercado brasileiro?
Essas mudanças podem impactar o mercado brasileiro ao alterar as formas de consumo de entretenimento, as parcerias entre distribuidoras e streamings, e a experiência do público em relação aos lançamentos.
Conclusão
Diante das transformações observadas na distribuição de filmes nos streamings, é evidente que o mercado do entretenimento está passando por significativas mudanças. As estratégias adotadas pelas produtoras e distribuidoras impactam tanto o mercado internacional quanto o mercado brasileiro, gerando reflexões sobre a competitividade, rentabilidade e experiência do público. O futuro do cinema e do entretenimento está intrinsecamente ligado a essas transformações, e o público terá um papel fundamental na adaptação a esse novo cenário.
Fonte: Youtube – Comentários sobre as notícias da semana
Perdi a live ……
Seguindo a live, deixo como recomendação filmes suecos que gosto muito (além de Bergman, hehe)
The Phantom Carriage – 1921, de Victor Sjöström – https://www.imdb.com/title/tt0012364/
Raven's End – 1963, de Bo Widerberg https://www.imdb.com/title/tt0057237/
The Emigrants (Os Emigrantes) – 1971, de Jan Troell – https://www.imdb.com/title/tt0067919/
The New Land – 1972, de Jan Troell – https://www.imdb.com/title/tt0069035/
Dale, qual é melhor : Parasite ou Citizen Kane?
Excelente. O Scorsese é o meu cineasta favorito, e aprecio muito quando comentam sobre o trabalho como diretor, e da sua preocupação na preservação da memória do cinema.
Por favor, se possível faça um review de "Os bons companheiros", meu filme favorito.
Um abraço.
Obs: Meu top 5 Scorsese: "Os Bons companheiros", "Taxi Driver", "Touro Indomável", "Os Infiltrados" e "O lobo de wall Street."
Soul não estava elegível para o WGA ou só não entrou mesmo?
Dalenogare, você chegou a ver alguma locadora aberta aí nos EUA? Sinto que não ter acesso a um espaço físico com um catálogo grande e diversificado também prejudica isso. Centros culturais também tem esse papel mas locadoras eram mais acessíveis.
Oi dale, já tava com saudade da live que pena que eu cheguei no final, mas já tou assistindo o gravador muito ansiosa pra assistir o filme duna espero que seja no cinema e o preço do ingresso seja acessível
Dalenogare, a fraca campanha de The father pode comprometer o Oscar de Hopkins?
Muitíssimo grato pelo ensaio sobre Fellini, que é lindo. Tenho a imagem do funeral do Fellini ainda nítida. A estrada, e Noites de Cabíria, são os meus favoritos dele.
Que texto lindo do Scorsese! Assisti "Os boas vidas" logo depois de ler. Apesar de ser um enorme admirador de Martin, acho que às vezes ele peca no preciosismo e no saudosismo…
Obrigada pelas dias dos filmes suecos. Vou assistir com certeza!
FAÇA UM HISTORIAS DO OSCAR 1993 AMIGO ANO QUE O AL PACINO VENCEU POR PERFUME DE MULHER . ADORARIA VER VC FALAR SOBRE ESSE ANO DE OSCAR E PARABENS PELO CANAL….!
Dale, poderia fazer uma lista de sites que você mais acompanha? Por exemplo, essa coluna de Scorsese no TCM eu não fazia ideia da existência. Se puder passar algumas recomendações vai ser massa. Abraço
Quando se fala em Federico Fellini, de toda a sua filmografia, o primeiro filme que sempre me vem à cabeça é A Doce Vida.
Eu jamais conseguiria ver um filme na tal versão 'cam'. Do contrário eu já teria visto o filme The Father há muito tempo. Ainda não vi.
Sobre dvds, eu sou assim também: para mim tem que ter o maior número de extras que eu conseguir encontrar. Para alguns filmes eu tenho mais de uma edição – incluindo dvd com 2, 3, 4 discos em uma mesma edição.
No início da pandemia eu disse que eu já estou vendo o Oscar 2021 com apenas indicados, homenageados e seus acompanhantes. Mas nas últimas semanas não sei se vai ser exatamente assim.
Na categoria roteiro, em termos de premiação, talvez veremos um ano raro com uma diferença entre Sindicato dos Roteiristas e Oscar em ambas as categorias, se isso já aconteceu antes.
Oi Dale, tranquilo? Como sempre uma ótima live com excelentes tópicos.
Eu também acredito nos números da China, até pq Detective Chinatown 3 tinha bastante expectativa na China (o segundo fez mais de 500 milhões) então o filme ter feito 610 milhões até aqui não é nada absurdo, ainda mas pegando o contexto da China, onde o único lazer agora é o cinema… fora que o público chinês ama demais ir ao cinema (eu diria que hoje ama até mais do que os americanos) e o outro Hi Mon e um dramalhão clássico para todas famílias chinesas, não é absurdo ter feito 580 milhões…
PS: ano passado com uma situação muito pior a China conseguiu entregar dois filmes com mais de 400 milhões
Muito bom. O ato da curadoria é importantíssimo, ainda mais quando quem é o responsável por esse trabalho é gente de altíssimo gabarito. Já pensou a Netflix convidar diretores, atores pra indicarem filmes? Seria muito interessante.
Dale, você sabe se The Father chega no Brasil pela Sony mesmo? Porque a Sony Brasil mandou para gente o calendário de estreias do ano e não tinha The Father.
Só uma correção, Bill e TED está fora da pré lista de maquiagem no Oscar.
Concordo totalmente com a posição de Scorsese. A navegação do catálogo da Netflix possui algumas características que me irritam bastante: alteram o título do filme e o poster (provavelmente pra passar e impressão que é outro filme ), colocam um mesmo filme em várias categorias e gêneros. Acredito que seja para dar a sensação que eles possuem um leque infinito e diversificado de títulos.
Normalmente detesto os filmes que o algoritmos me recomendam e abandono o filme no meio.
E finalmente a Netflix acha que filme clássico é sinal de filme antigo, que tenha mais de 20 de anos. Putz. To com Scorsese e não abro! Rsrs
Dale, a curadoria de filmes do streamming Belas Artes é excelente, recomendações fantásticas e fora da zona de conforto. O André Sturm é um dos responsáveis. Vale conferir!
TVrip do TCM é vida! <3
praticamente todos os filmes que vc comenta eu vou procurar para assistir ou assisto novamente procurando os itens que vc comentou. Sempre acompanho as lives.
Minha expectativa tá no projeto seguinte do Martin com o Leo, o Demônio na Cidade Branca.
Só lembrando que Jesse Plemmons já trabalhou com Scorcese em O Irlandês, inclusive o presonagem dele consegue se destacar um pouco mesmo em meio a tantos tubarões.
Eu acho que eles vão nomear uma Zendaya da vida e distribuir bem as apresentações musicais (de preferência com cantores populares). Acho que Chadwick Boseman será um chamariz para a cerimônia por conta das homenagens que devem ser prestadas. E talvez façam como no ano passado e chamem alguém popular como a Billie Eilish para cantar na homenagem póstuma.