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Como H. Weinstein comprou o Oscar de melhor filme para Shakespeare Apaixonado. Histórias do Oscar 1


Como Harvey Weinstein comprou o Oscar de Melhor Filme para Shakespeare Apaixonado: Histórias do Oscar 1

Olá, caros espectadores! Estou bastante empolgado em apresentar um novo segmento neste canal, intitulado “História do Oscar”. Nesta série, irei explorar curiosidades e relatos pouco conhecidos dos mais de 90 anos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, bem como algumas polêmicas que surgiram ao longo dos anos.

Antes de iniciarmos, gostaria de deixar claro que na descrição deste vídeo, irei fornecer sugestões de leituras, incluindo artigos acadêmicos, livros e matérias em sites. Infelizmente, a maior parte do conteúdo sobre cinema e beleza está em inglês, mas tentarei incluir materiais relevantes em português sempre que possível.

Ademais, é importante salientar que não tenho o costume de usar textos prontos. Pretendo construir meus argumentos de forma natural, como se estivesse conversando diretamente com vocês. Portanto, nossa interação se dará por meio dos comentários. Fiquem à vontade para compartilhar suas opiniões e questionamentos.

Para o primeiro tópico desta série, optei por abordar a primeira campanha moderna para o Oscar, que ocorreu em 1999 com a vitória do filme “Shakespeare Apaixonado”. Essa vitória foi surpreendente, tendo em vista que o favorito era o filme “O Resgate do Soldado Ryan”, amplamente elogiado ao longo do ano de 1998.

A campanha de “Shakespeare Apaixonado” foi caracterizada pelo investimento da Miramax e do diretor Harvey Weinstein, que adotaram uma estratégia de marketing inovadora e alteraram a maneira pela qual o Oscar de Melhor Filme era conquistado. Isso incluiu um substancial investimento financeiro e uma abordagem diferente para conquistar os votos dos membros da Academia.

Durante a temporada de premiações de 1999, os principais concorrentes para o Oscar de Melhor Filme eram “O Resgate do Soldado Ryan”, “Shakespeare Apaixonado”, “A Vida é Bela” e “Além da Linha Vermelha”. A campanha de “Shakespeare Apaixonado” ganhou força a partir de dezembro de 1998, com uma intensa promoção do filme, chegando ao ponto de o diretor Roberto Benigni se mudar temporariamente para Los Angeles para conquistar votos na Academia.

Uma das discrepâncias entre as campanhas de “O Resgate do Soldado Ryan” e “Shakespeare Apaixonado” foi a data de lançamento dos filmes. Enquanto o primeiro foi lançado no verão dos Estados Unidos, o segundo foi lançado no final de 1998, o que demandou uma campanha para reavivar a memória dos membros da Academia.

Essa estratégia de marketing e a condução das campanhas tiveram um profundo impacto nas indicações e na vitória do Oscar de Melhor Filme naquele ano. A conquista de “Shakespeare Apaixonado” marcou o início de uma nova era no Oscar, onde o investimento e a estratégia de marketing passaram a desempenhar um papel crucial na obtenção do prêmio.

Espero que tenham apreciado este primeiro tema e compreendido a relevância das campanhas para o Oscar. Fiquem atentos para mais histórias e curiosidades sobre o Oscar nos próximos vídeos. E não se esqueçam de deixar seus comentários e sugestões para futuros temas. Até a próxima!

FAQ

Qual foi o impacto da vitória de “Shakespeare Apaixonado” no Oscar em 1999?

A vitória do filme “Shakespeare Apaixonado” trouxe à tona uma nova abordagem das campanhas de marketing e investimento financeiro na conquista do Oscar de Melhor Filme, marcando uma mudança significativa no modo como os filmes eram promovidos para os membros da Academia.

Quais foram os principais concorrentes para o Oscar de Melhor Filme em 1999?

Além de “Shakespeare Apaixonado”, os principais concorrentes foram “O Resgate do Soldado Ryan”, “A Vida é Bela” e “Além da Linha Vermelha”.

Conclusão

A história da vitória de “Shakespeare Apaixonado” no Oscar em 1999 revela a influência significativa das campanhas de marketing e do investimento financeiro na indústria cinematográfica. O poder de persuasão por meio de estratégias inovadoras marcou uma importante transformação no processo de seleção do Melhor Filme, evidenciando a crescente valorização do marketing e da habilidade de influenciar os votos da Academia. Este episódio serviu como um marco na história do Oscar e destacou a importância de entender as nuances das campanhas por trás das vitórias no cinema.

Fonte: [Assunto do filme](https://www.youtube.com/watch?v=4lHr1YX23j4)

Aproveite para assistir ao vídeo e aprofundar seu conhecimento sobre essa intrigante história do Oscar!

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41 Comentários

  1. O que ela fez ao cara para ganhar o Oscar…..o mesmo que todas as quw se calaram ate ter uma corajosa que pos a boca no trombone.spielberg nao ganhava….velhinhos maçonico que gostavam de jovens atruzes…igual os velhinhos do filme 300

  2. Fale, por favor, da maior injustiça da história do Oscar: Cidadão Kane ter perdido o Oscar de melhor filme, para "Como era Verde o meu vale" tudo por influencia do magnata da mídia william randolph hearst.

  3. Shakespeare Apaixonado é bom no figurino e só nisso msm. Pq o corte da barba/ cabelo dos personagens masculinos são totalmente incompatíveis com a linha temporal do filme ( q é em 1400 e bolinha) ,o Ben Affleck por exemplo está com o cabelo ralo, raspado NA MAQUINA. Nem as novelas da Globo fariam isso.

  4. Olha que o YouTube me indicou essa série e estou gostando. Pra mim o mais importante foi entender quem era H. Weinstein e porque ele era influente, pois só ouvi falar dele nos escândalos sexuais.

  5. Lembro que saí da sessão desse filme no cinema com raiva do dinheiro gasto rsrsrsrsrs Chatinho, sem carisma, sem química entre os atores…😒
    Tb me recordo de ter gostado bastante de A Vida é Bela e de não ter visto nada demais em Central do Brasil (foi a opinião de várias pessoas com que conversei na época, mas algumas admitiam que falar mal de Central do Brasil atraía o ódio por aí rsrsrs. Acho que isso ainda continua🤭🤐).

  6. Otimo video. Wenstein mostrou que o premiado não e o melhor filme mas aquele com o marketing mais pesado. Não jogou fora do jogo e não comprou votos, e olha as campanhas de hoje em dia e os agrados que os estudios e streamings dão aos influencers… Wenstein fez escola 😢

  7. Não sou o maior fã do mundo de "em busca do soldado Ryan", mas é evidente que ele é muito melhor que Shakespeare apaixonado. Aliás, qualquer outra opção (entre todos os indicados) seria uma escolha mais correta. O meu predileto era uma outra história americana, mas que passou longe de qualquer chance de vitória. Para ser sincero, o melhor filme daquele ano foi central do Brasil, mas esperar vencer a réplica do troféu imprensa 😁, seria querer demais

  8. Excelente análise. Esclarecedora. Deixo uma opinião impopular: eu penso que sim, Shakespeare Apaixonado seja um excelente filme. Até hoje, quando volto a vê-lo, reforço essa opinião. Tambem acredito que a Gwineth seja uma excelente atriz, quem a viu em A Prova, O Talentoso Ripley, para citar filmes da época, sabe que ela entrega tudo…MAS, infelizmente, ganhou na hora errada, da forma errada e pelo filme errado. Uma pena, ficou estigmatizada.

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