Curiosidades

E SE O SUL FOSSE UM PAÍS?


O Potencial de um Sul Independente

A ideia de um sul independente do Brasil pode parecer distante, mas já despertou a curiosidade de muitas pessoas. Este artigo irá explorar e imaginar como seria a existência de um país formado pelo sul do Brasil.

Um Território com Perfil Próprio

Se o sul do Brasil se tornasse um país independente, ele ocuparia uma área de 576.1774 quilômetros quadrados, tornando-se o 47º maior do mundo. Contaria com uma população de aproximadamente 30 milhões de habitantes, composta por 28 diferentes etnias, a maioria de origem europeia.

Um País Economicamente Promissor

Com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$671 bilhões, o novo país estaria entre as 21 maiores economias mundiais. Além disso, teria um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,83, classificado como muito alto na América do Sul.

Desafios Práticos e Identitários

A formação de um novo país traria consigo desafios identitários e práticos. Questões como a definição do nome, da capital, da língua oficial e da moeda precisariam ser resolvidas. Sugestões para o nome do país variam entre “Braço Brasil do Sul”, “Estados Unidos do Sul”, “Iguaçu” e “República dos Pampas”. Além disso, a definição da língua oficial e moeda seriam aspectos de grande relevância.

Imaginando um Sul Independente

O separatismo é uma questão polêmica, e a Constituição brasileira atualmente não permite tal alteração territorial. No entanto, é interessante imaginar como seria um país independente formado pelo sul do Brasil.

[vid_player]

FAQ

O que impediria o sul do Brasil de se tornar um país independente?

A Constituição brasileira estabelece que a união da República Federativa do Brasil é indissolúvel, ou seja, não é permitido o desmembramento de seu território.

Qual seria o impacto geopolítico dessa separação?

A formação de um país independente a partir do sul do Brasil sem dúvida teria impactos significativos no contexto geopolítico da América do Sul, afetando tanto o Brasil quanto os países vizinhos.

Conclusão

Apesar de muitas incertezas e desafios, a ideia de um sul independente é fascinante de ser explorada. Imaginar as potencialidades e desafios desse cenário nos leva a refletir sobre questões identitárias, culturais e econômicas. No entanto, é fundamental ressaltar que, por ora, essa possibilidade permanece apenas no campo da especulação.

Espera-se que este artigo tenha fornecido uma visão interessante sobre a possibilidade de um sul independente, oferecendo elementos para reflexão sobre as dinâmicas territoriais e identitárias. Para mais conteúdo relevante como este, inscreva-se no canal e deixe seu like. Até a próxima!

Fonte: Youtube – E SE O SUL FOSSE UM PAÍS?

Artigos relacionados

22 Comentários

  1. O sul deveria ter conquistado sua separação no seculo 19, pelo menos os estados de RS e SC. alias, o RS foi o que chegou mais perto de tal façanha. Nao a toa o hino do estado é praticamente um hino patriotico de devoção a essa bravura dos farrapos contra a tirania do imperio brasileiro. Sou a favor da separação pela diferença cultural e divergencias na administração central de Brasilia para com a região sul.

  2. O RIO GRANDE É MEU PAIS. tenho bandeira hino constituicao de 1843 historia e muita queixa .mas nao tenho odio atual a meus irmaos brasileiros talvez degolasse um ou outro general melancia comunista que gosta de rapapes e coqueteis onde suas puras esposas nwgociam entre si qual o proximo marido sera promovido para no recolhimento intimo com os seus explanarem novas ordens a eles. Talvez voltasse no tempo e encerrace a agonia corrupta e fraudulenta do barao de caxias e nao existisse a sociedade militar onde o Brasil apodrece e nao avança pois sao eles que impedem que o pais siga seu rumo natural..e aprenda…

  3. Nao existe RS sem o indio e o negro herois desta querencia .as favas com ascendencia europeia de lá vieram os rapapes e as coisas vis como preconceito e racismo .nossa cultura gaucha não tem lugar pra isso.. sera pelos ideais de 35 e nao por um retardado que avha que negro e indio sao problema e bwbe agua do copo que hitler bebeu e teve como discipulo o criador deste movimento .ou o visitava porque ? Nao considero irmao quem defende as ideias de Irton marx..

  4. As pessoas falam do dinheiro se distribuído, mas esquecem que fizemos o sul a capital economia, os clientes das empresas são de todo o Brasil, então é justo sim distribuir o dinheiro, se não ia ter que abrir empresa no norte, isso só ia aumentar a concorrência, sendo que o sul ia perder os clientes do norte e alguns de outros países também, poderia até falir o sul, pq sempre tem a possibilidade

  5. … … … sou paulista e separatista, a constituição foi mudada varias vezes, perdemos uma das melhores forma de Governo, então!!! porque não pode mudar novamente, nos dando a felicidade da separação … … … palhaçada é ter uma união que é uma aberração, pais grande, grandes problemas, … … …

  6. Referente a idioma, poderia haver mais de 1 oficial, escolas e sociedade multicultural, ensinando nas escolas desde cedo para as crianças, sendo assim, formando conhecimento para a pessoa desde cedo, independente de credos, cores e escolhas pessoais, desde que não lese o outro. A capital, cogitaram Lages, por ser essa a cidade mais centralizada geograficamente da região. São questões a serem elaboradas e com sentido aplicadas para então, não ficarem apenas no argumento vazio "palhaçada".

  7. Cambada de fdp ingratos, burros e idiotas. Chegaram na região Sul do Brasil com a roupa do corpo, sem dinheiro e sem qualificação, fugindo da guerra, da fome e do holocasto e na sua grande maioria como artesãos em 1850, onde os baianos acabaram contribuindo financeiramente para emprestar dinheiro aos alemães recem chegados. Montaram 3 estados no Sul desmembrando do estado d São Paulo alem do governo emprestar dinheiro, doar terras. roupas, animais aos alemães que chegaram sem lenço e sem documento oriundos da Eu

    ropa e hoje eles discriminam justamente os nordestinos que em nenhum momento se opuseram a chegada deles em nosso terrritório!! Ingratidão com burriçe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo