Notícias Empreendedorismo

Evento de moda marca conclusão do curso de corte e costura no Prefem



Desfile de moda no Presídio Feminino (Prefem)

As internas do Presídio Feminino (Prefem) que participaram do curso de corte e costura de lingeries, ofertado na unidade pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizaram um desfile de moda para apresentar as peças que foram produzidas durante as aulas.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, prestigiou o desfile organizado pelas próprias alunas, que apresentaram, na prática, o aprendizado adquirido durante o curso ministrado pela professora Hortência Borges.

Benefícios do projeto

A iniciativa beneficiou as 20 internas da instituição, integrantes do Projeto Odara, desenvolvido no presídio com o objetivo de garantir a essas mulheres a qualificação profissional necessária para assegurar o seu sustento, após o cumprimento da pena e o seu retorno ao convívio social.

As aulas começaram a ser ministradas na unidade no dia 4 de setembro e foram concluídas no último dia 3 de outubro.

Depoimentos das participantes

A interna Tarsila Rodrigues expressa sua gratidão: “Depois desse curso eu só tenho motivos para agradecer. Agradeço até por ter sido detida e estar aqui hoje, pois se não fosse isso eu não teria tido a chance de descobrir essa vocação que foi despertada no Odara.”

Esse mesmo sentimento também é partilhado pela aluna Ana Paula Pereira da Silva. “Queremos um futuro e uma profissão na vida, após cumprir a nossa pena. Esse curso aprimorou na arte da costura. Hoje me considero uma profissional e só tenho motivos para agradecer. Foi maravilhoso”, garante.

Parceria de sucesso

A parceria entre a Fundat e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) já existe há anos e desde 2017, quando foi iniciado o Projeto Odara na unidade, para capacitar as internas na arte do corte e costura, uma série de capacitações já foram realizadas.

Novas perspectivas

“Até eu que não sabia nada, hoje já sei confeccionar várias peças e vou levar esse conhecimento para minha vida. Tenho certeza que vou arrasar”, acredita Maria Arianda de Oliveira.

As participantes mostraram grande entusiasmo e comprometimento em relação ao aprendizado e aplicação prática das habilidades adquiridas.

Conclusão e Perspectivas Futuras

O evento marcou um importante passo na vida das participantes, fornecendo-lhes novas perspectivas de carreira e independência financeira.

Conclusão

O desfile de moda realizado no Presídio Feminino (Prefem) foi um marco significativo, demonstrando a importância da educação e oportunidades de qualificação profissional na transformação de vidas e na preparação para a reintegração na sociedade.


Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo