Notícias

Greca entrega nova iluminação no Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe

Greca entrega nova iluminação no Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe

Como parte das celebrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023, o prefeito Rafael Greca entregou à cidade a nova iluminação cênica da Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. O evento aconteceu durante a festa da padroeira da América Latina, organizada pela igreja. A ação da prefeitura teve como objetivo preservar e destacar o patrimônio cultural e religioso da cidade.

Patrimônio histórico e religioso

A igreja, localizada na Praça Senador Correia, no Centro de Curitiba, foi inaugurada como Paróquia em 1967 e elevada à condição de Santuário em 2012. A edificação passou por uma restauração no ano passado e recebeu novos vitrais, inscritos e catalogados no banco de dados da ONU como de interesse histórico. O Santuário é um importante ponto de referência para os curitibanos e peregrinos devotos à santa.

Durante a inauguração da nova iluminação, após a celebração da missa em homenagem à padroeira, o prefeito Rafael Greca enfatizou a importância da luz resplandecer sobre a cidade, irradiando amor, virtude e paz. Ele também destacou o prêmio de Cidade mais inteligente do mundo, recebido pela capital em Barcelona, e reforçou a importância de preservar a rica herança histórica e cultural que contribui para a identidade de Curitiba.

Projeto luminotécnico

O projeto luminotécnico da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe foi cuidadosamente elaborado para realçar os elementos arquitetônicos e simbólicos do templo. Com 58 projetores monocromáticos em LED, a iluminação na cor branca varia de temperaturas quentes a frias, proporcionando uma experiência visual envolvente. A iluminação cênica destacou o mosaico de Nossa Senhora, a imagem de Jesus e os vitrais da fachada.

O padre Jorge Fortunato destacou que a nova iluminação é um presente para todos os fiéis, valorizando ainda mais a fachada do Santuário e permitindo que os devotos vejam o local iluminado à distância. A iniciativa faz parte do programa Rosto da Cidade, promovido pela prefeitura para valorizar edificações históricas por meio de obras de restauro e de projetos de iluminação cênica de destaque.

Experiência dos fiéis

A nova iluminação da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe emocionou os fiéis, incluindo a microempresária Vanusa Jane Leopoldo, que expressou sua emoção com o efeito da iluminação no santuário. Ela ressaltou que o local se tornou ainda mais especial com a iluminação que evoca à fé, ao mundo espiritual e ao encontro com Jesus.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras, Tony Malheiros, explicou que para cada espaço um projeto luminotécnico é desenvolvido, valorizando a forma e os elementos da arquitetura. No caso do Santuário, a iluminação evidenciou o mosaico de Nossa Senhora de Guadalupe, a imagem de Jesus e os vitrais das fachadas.

FAQ

Qual a importância da nova iluminação da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe?
A nova iluminação cênica da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe destaca a arquitetura gótica da igreja e preserva o patrimônio histórico e religioso da cidade.

Como o projeto luminotécnico foi desenvolvido?
O projeto luminotécnico foi cuidadosamente elaborado para realçar os elementos arquitetônicos e simbólicos do templo, destacando o mosaico de Nossa Senhora, a imagem de Jesus e os vitrais das fachadas.

A nova iluminação da igreja emocionou os fiéis?
Sim, a nova iluminação emocionou os fiéis, proporcionando uma experiência visual envolvente e evocando a fé, o mundo espiritual e o encontro com Jesus.

Qual o impacto da iluminação cênica para Curitiba?
A nova iluminação cênica reforça o compromisso da cidade em preservar sua rica herança histórica e cultural, contribuindo para a identidade de Curitiba.

Conclusão

A nova iluminação cênica da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe mostra o cuidado da Prefeitura de Curitiba em preservar e valorizar o patrimônio histórico e religioso da cidade. O projeto luminotécnico destacou a beleza única da arquitetura gótica do Santuário, proporcionando uma experiência visual envolvente e emocionando os fiéis. A iniciativa faz parte do programa Rosto da Cidade e reforça o compromisso da cidade em preservar sua rica herança histórica e cultural.

Espero que esteja de acordo com as suas expectativas.

Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo