Hollywood, comunismo e Oscar (parte I: 1920-1939) – Histórias do Oscar 17
O que veremos neste artigo:
- 1 A influência de Edgar Hoover
- 2 Conflito entre a academia e roteiristas conservadores
- 3 A continuação deste contexto nos anos 40 – Próximos passos
- 4 Como o Medo do Comunismo Afetou a Indústria Cinematográfica nas Décadas de 1920 e 1930
- 5 O Papel de J. Edgar Hoover na Propagação do Medo do Comunismo na Indústria Cinematográfica
- 6 Análise Profunda do Contexto Histórico
- 7 FAQ
- 8 Conclusão
Durante as décadas de 1920 e 1930, Hollywood estava passando por uma era de ouro, com a ascensão da indústria cinematográfica e a popularização do cinema. Nesse contexto, o Comunismo também começou a ganhar espaço. O Partido Comunista dos Estados Unidos começou a se organizar, e suas ideias foram gradativamente difundidas entre diversos setores da sociedade, incluindo a indústria do entretenimento. A influência do Comunismo também se refletiu nos roteiros e nas mensagens transmitidas pelos filmes, o que gerou preocupação e repressão por parte das autoridades e da elite conservadora.
A influência de Edgar Hoover
Nesse período, Edgar Hoover, que mais tarde se tornaria diretor do FBI, desempenhou um papel crucial na moldagem da percepção da indústria cinematográfica em relação à ameaça comunista. Hoover, em seu cargo de chefe de inteligência, construiu uma visão de que a indústria do cinema e seus profissionais estavam sendo infiltrados por elementos comunistas, que supostamente estavam utilizando sua influência para disseminar ideologias subversivas através das telas. Essa visão moldou as políticas e ações do FBI, que passou a monitorar de perto as atividades das figuras proeminentes de Hollywood, criando um clima de paranoia e desconfiança na indústria.
Conflito entre a academia e roteiristas conservadores
Nos anos 30, a academia do Oscar enfrentou um conflito com roteiristas conservadores que acusaram a instituição de abraçar o Comunismo e de defender comunistas. Essas acusações geraram um debate acalorado sobre o suposto viés ideológico da academia e o papel dos filmes na disseminação de mensagens políticas. As tensões entre a academia e os setores conservadores da indústria cinematográfica refletiram a polarização presente na sociedade da época, e levaram a questionamentos sobre a liberdade de expressão e a censura no cinema.
A continuação deste contexto nos anos 40 – Próximos passos
A situação descrita nos anos 20 e 30 preparou o terreno para os desafios enfrentados pela indústria do cinema durante os anos 40, quando a paranoia anticomunista atingiu seu auge e teve grandes repercussões na vida de muitos profissionais de Hollywood. Essa fase da história de Hollywood e do Oscar será abordada em um próximo vídeo, onde discutiremos o impacto da Guerra Fria e da caça às bruxas do Comitê de Atividades Antiamericanas nas premiações do Oscar e na vida dos artistas e profissionais do cinema.
Como o Medo do Comunismo Afetou a Indústria Cinematográfica nas Décadas de 1920 e 1930
A ameaça do comunismo foi perpetuada como um instrumento retórico influential na indústria do cinema a partir da década de 1920. A preocupação com o comunismo consolidou-se como a principal ameaça dentro da indústria cinematográfica, ganhando força ainda maior a partir da década de 1930. Nos últimos anos, pesquisas têm destacado a conexão entre o comunismo e a indústria petrolífera, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada desse período histórico.
Acadêmicos têm explorado o conceito de Ameaça Vermelha em três momentos distintos: nas décadas de 1920 e 1930, na década de 1940 e, posteriormente, a partir da década de 1950, em grande parte influenciados pelas investigações sobre o macartismo e a lista negra de Hollywood. Este vídeo irá focar especialmente no primeiro período mencionado.
O Papel de J. Edgar Hoover na Propagação do Medo do Comunismo na Indústria Cinematográfica
J. Edgar Hoover desempenhou um papel crucial na disseminação da ideia de que comunistas estavam infiltrados na indústria do petróleo e que seu principal objetivo era desestabilizar não apenas o cinema, mas também as normas sociais e culturais americanas. Hoover, diretor de inteligência a partir da década de 1920 e posteriormente o primeiro diretor do FBI, foi fundamental na criação e promoção desse temor. Inicialmente, Hoover concentrou-se em Charlie Chaplin, propagando a percepção de que este, sendo estrangeiro nos Estados Unidos, era um comunista que não tinha compromisso com o país e utilizava o cinema para promover ideais soviéticos.
Há debates acadêmicos sobre se Hoover realmente acreditava nessa narrativa ou se a utilizava como ferramenta para promoção pessoal e para se apresentar como um fervoroso anticomunista. Independentemente da motivação, Hoover utilizou o encontro de Chaplin com Foster, líder do Partido Comunista dos Estados Unidos, para fortalecer sua narrativa. Chaplin foi rotulado por Hoover como um “socialista de champanhe”, termo aplicado a indivíduos ricos que adotavam retórica comunista por motivos de autovalorização social. Essa visão de Hoover contribuiu para a percepção de uma ameaça comunista real no cinema, apesar da falta de evidências concretas.
Análise Profunda do Contexto Histórico
Em suma, este vídeo oferece uma análise detalhada do contexto histórico das décadas de 1920 e 1930, iluminando a percepção do comunismo e seu impacto na indústria cinematográfica. Ele fornece insights valiosos sobre a influência de figuras-chave, como J. Edgar Hoover, e a maneira como o medo do comunismo moldou a indústria durante esse período. A análise minuciosa e a consideração aprofundada do assunto tornam este vídeo uma fonte cativante para qualquer pessoa interessada em compreender as dinâmicas complexas de Hollywood naquela época.
FAQ
Qual foi o papel de J. Edgar Hoover na propagação do medo do comunismo na indústria cinematográfica?
J. Edgar Hoover desempenhou um papel fundamental na disseminação da narrativa de que comunistas estavam infiltrados na indústria cinematográfica e que seu principal objetivo era desestabilizar as normas sociais e culturais americanas. Ele utilizou Charlie Chaplin como um exemplo, promovendo a ideia de que o ator, sendo estrangeiro nos Estados Unidos, estava promovendo ideais soviéticos através do cinema.
Como o medo do comunismo influenciou a indústria do cinema nas décadas de 1920 e 1930?
O medo do comunismo influenciou significativamente a indústria do cinema, levando à perseguição de indivíduos associados a supostas simpatias comunistas e à adoção de práticas de censura e vigilância exacerbadas.
Conclusão
Este artigo ofereceu uma profunda análise do impacto do medo do comunismo na indústria cinematográfica das décadas de 1920 e 1930, com destaque para o papel de figuras como J. Edgar Hoover nesse contexto. A compreensão das complexas dinâmicas históricas por trás do medo do comunismo na indústria cinematográfica é essencial para contextualizar o desenvolvimento do cinema e suas ramificações sociopolíticas.
Fonte: Link para o vídeo original
Fonte do vídeo: [Mundo Acre](https://www.youtube.com/watch?v=efgusw7YOjM)
Dalenagore e Meus 2 centavos…. únicos canais que acompanho afinco…. existem outros bons mas que vejo as vezes… esses dois são excelentes. Dalenagore fala de temas que ninguém mais fala… parabéns! Continue assim.
Hoje em dia o "Socialista de Champagne" seria o "Socialista de Iphone"
Excelente crítica ! Uma verdadeira aula de cinema. Muito obrigado e continue nos proporcionando esse maravilhoso conteúdo.
Para entender a visão política de Chaplin basta ver o discurso final do filme O Grande Ditador
Quando vc for falar do código Hayes seria interessante citar exemplos de diretores burlado os avaliadores
Políticas à parte o fato é que o tema do Comunismo acabou se tornando matéria para grandes filmes que foram feitos e cito "Culpado por Suspeita" do Irwin Winkler com o Robert De Niro, apenas como um dos muitos exemplos!
Ótimas pautas, cara! Seu canal tem conteúdo.
Comecei esse ano a acompanhar o seu canal. Muito interessante seu ponto de vista nos filmes. Estou vendo um documentário – The History of Film: An Odyssey, são 15 episódios de 1 hora contando a história do cinema. As vezes passa no canal – Curta! Tem para download também. Dalenogare caso tenha curiosidade de assistir depois tenho certeza que irá gostar muito. Cita até os filmes escandinávos antigos. Segue o link do imdb sobre o doc. https://m.imdb.com/title/tt2044056/ Parabéns pelo canal continue assim!
Seu canal é incrivel!
Indico pra todo mundo
Excelente! Acabei de me inscrever em seu canal. Pergunta: você já fez algum vídeo sobre a presença do esquerdismo na cinematografia americana?
vídeo sensacional
Que vídeo maravilhoso. Eu fui entrar em contato com essa questão por causa do filme Trumbo.
Existe outros filmes que abordam isso?
Que vídeo maravilhoso. Eu fui entrar em contato com essa questão por causa do filme Trumbo.
Existe outros filmes que abordam isso?
A qualidade do conteúdo desse canal é fora de série. Continua assim mano!!!
Video foda demais Dalenogare
Fiz este vídeo; Os melhores filmes do cinema mundial, por ano. São quatro filmes selecionados por ano, O melhor filme, melhor diretor, atriz e ator. Esta é a primeira parte, com filmes da década de 20, uma das décadas mais importantes e seminais na construção da linguagem cinematográfica, quando os cânones linguísticos dialogaram entre o cinema artístico e o comercial.
https://www.youtube.com/watch?v=ArBqEdes6SE&t=77s
Descobri seu canal há pouco tempo e estou gostando muito. Não sei se você já falou sobre isso, mas tem alguns filmes que tiveram problemas com o Hays Code e a Legion of Decency e achei alguns deles bem ousados pra época, não consegui acreditar que estes filmes eram de 1933. Estou me referindo a Baby Face (a versão pre-release, não a exibida nos cinemas) e Design for Living. Me surpreendi com o tom e a ousadia desses filmes e não sei se você poderia abordar este assunto. O quão ousado era o cinema norte-americano antes desta censura do Hays Code e a Legion of Decency e como foi este período de transição (que tipo de problemas os profissionais de cinema tiveram que enfrentar).
Melhor material de história do cinema que eu já vi no Youtube brasileiro, parabéns!
Aonde está a segunda parte do vídeo?
Edgar Hoover não tinha provas
Então o homem era um baita dum profeta
Porque depois todo mundo virou comunista kkkkk
Mano, seus vídeo são aulas!! Muito bom, to maratonando!
A paranóia da guerra fria afetou todos e tudo. Lembro que no início daquele documentário do Carl Sagan, Cosmos, é dito na introdução que grande parte dos cientistas do planeta se ocuparam na criação de bombas e afins durante aquele período. Na arte foi igual, prejuízo sem precedentes. Pior que parece que estamos na guerra fria novamente.
Excelente video! Parabens!!!
Ansioso pela parte 2!
John Edgar Hoover sacou desde antes, Clint Eastwood que o diga!
Ow moço, muito massa seu canal, o conteúdo, roteiro…
que vídeo maravilhoso!!! faça a outra parte pfvrrrrrrr!!!!!!
O problema de Hollywood não é o Comunismo. O problema de Hollywood é s Esquerda aliada as Feministas que odeiam os homens e estão manipulando Produções e até os Prêmios.
👏🏻👏🏻
Agora tá mais fácil para os comunistas. Dessa vez são os comunistas chineses.
Parabéns pela preocupação histórica no seu vídeo! Posturas como a sua estão fazendo falta.
Seu waldemar ?
Eu te perguntei la no Instagram se você podia me informar qual foi o último ano que a warner ganhou o oscar de MELHOR filme e se você sabe me informar o nome do filme ??/
Não estou achando no Google
Ótimo vídeo! Vai ter parte 2?
Excelente, Dale. A série sobre o Oscar é brilhante!
Dale, qdo vem a segunda parte?
😍😍😍😄😄😄🌟🌟✨😘😘😘
Não conhecia o termo "socialista champagne". Aqui, no Brasil, um termo próximo é "esquerda festiva", muito conhecido e usado mesmo entre os militantes de esquerda!
Comunismo sendo usado como ferramenta para manobrar gente burra desde 19xx.
Canal perfeito, sou cinesta e aprendo muito com vc.obg
Bem interessante. Onde está a parte 2? Obrigado.
Pt 2?? Chorando (material perfeito)
Comunista de Champanhe, uau, qm diria q dsd aql época já existia a falácia do "Socialista de Iphone". Essa eu n sabia msm
Parte 2!!!! rs
Espero pela parte 2 ainda
EUA censura os comunistas mas os fascistas/nazistas tá beleza.