Notícias

IPVA 2024: Contribuintes podem emitir guias de pagamento


IPVA 2024: Contribuintes Paranaenses Já Podem Emitir Guias de Pagamento

Os contribuintes paranaenses já podem emitir as guias de recolhimento (GR-PR) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. O valor lançado neste ano é de R$ 6,36 bilhões para uma base de 4,67 milhões veículos tributados no Estado.

Desconto e Formas de Pagamento

Para o atual exercício, a novidade é o desconto de 6% para os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento à vista do imposto. A Secretaria da Fazenda mantém a possibilidade de quitação em cinco parcelas, sem desconto. Uma alternativa de pagamento oferecida é o PIX, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, que proporciona o pagamento instantâneo a partir de mais de 800 instituições financeiras. Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes.

Aplicativo de Pagamento e Emissão de Guias

Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que traz os serviços na palma da mão, inclusive o acesso a guias de pagamento do IPVA. As guias não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Elas devem ser emitidas pelo Portal IPVA ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos.

Normas e Alíquotas

O IPVA é um dos principais geradores da receita tributária estadual e fica atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em montante arrecadado pelo Estado. A alíquota do IPVA é de 3,5% sobre o valor venal de carros e motos em geral, e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV).

Calendário de Vencimento do IPVA 2024

(O calendário de vencimento foi incluído)

Sites Falsos

A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a presença de sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.

Conclusão

Os contribuintes paranaenses já podem se programar para efetuar o pagamento do IPVA 2024, com descontos oferecidos para quem optar pelo pagamento à vista. Além disso, as opções de pagamento incluem PIX, cartão de crédito, e a possibilidade de emissão de guias através do aplicativo da Receita Estadual. É importante ficar atento a sites fraudulentos e sempre emitir as guias de pagamento pelos meios oficiais.

FAQ

– Como faço para emitir a guia de recolhimento do IPVA 2024?
Para emitir a guia de recolhimento do IPVA 2024, basta acessar o Portal IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos.

– Quais são as formas de pagamento oferecidas para o IPVA 2024?
As formas de pagamento incluem pagamento à vista com desconto, parcelamento em até cinco vezes, pagamento via PIX e cartão de crédito.



Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo