Cinema

Miopia, preconceito, falta de curiosidade: os vícios da Academia

Oscar 2022: O Estado do Cinema e Cinema versus Streaming

Uma recente declaração de Óscar em um vídeo causou bastante polêmica ao abordar as indicações para o Oscar 2022. Nesse vídeo, ele discute a influência das bilheterias dos filmes de super-heróis no circuito exibidor e na produção cinematográfica. Vamos analisar os pontos centrais dessa discussão e como isso reflete o estado atual da indústria cinematográfica.

A Influência das Bilheterias e a Produção Cinematográfica

Óscar esclarece que não defendeu a indicação de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” ao Oscar devido à sua bilheteria de um bilhão e 800 milhões de dólares. Ele ressalta que o filme salvou as salas de cinema, não o cinema em si, e destaca o impacto da diminuição da janela de lançamento dos filmes nos cinemas e sua disponibilização em plataformas de streaming no circuito exibidor. Essa mudança tem afetado a produção cinematográfica de forma significativa.

O Estrangulamento da Produção Cinematográfica pelos Filmes de Super-Heróis

Óscar aponta que os filmes de super-heróis têm estrangulado a produção cinematográfica, já que os estúdios preferem investir neles devido ao retorno garantido. Isso tem levado à desvalorização de filmes de entretenimento em geral pela academia, que tem premiado filmes menos populares em detrimento dos blockbusters. Ele destaca a importância de reconhecer filmes populares e de qualidade, como “Parasita”, “Coringa”, “1917” e “Era uma Vez em Hollywood”, que foram indicados e premiados em anos anteriores.

O Impacto da Ascensão do Streaming na Indústria Cinematográfica

Óscar aponta que a indústria cinematográfica está passando por mudanças significativas devido à ascensão do streaming. Ele ressalta a importância de valorizar a diversidade de produções cinematográficas e não apenas os blockbusters, a fim de manter a vitalidade do cinema e do circuito exibidor. A discussão levantada por Óscar é relevante e merece atenção, pois o futuro do cinema e a variedade de produções estão em jogo.

Conclusão

A discussão trazida por Óscar sobre o estado do cinema e a influência das bilheterias dos filmes de super-heróis na indústria cinematográfica é crucial para compreender os desafios atuais enfrentados pela academia e pelos produtores cinematográficos. O reconhecimento da diversidade de produções e a valorização de filmes de qualidade, independentemente de sua popularidade, são aspectos essenciais para garantir a vitalidade do cinema e do circuito exibidor. É fundamental refletir sobre as mudanças em curso e buscar um equilíbrio que promova a variedade e a excelência cinematográfica.

FAQ

1. Qual foi a declaração polêmica de Óscar sobre as indicações para o Oscar 2022?

R: Óscar esclarece que não defendeu a indicação de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” ao Oscar devido à sua bilheteria, destacando que o filme salvou as salas de cinema, não o cinema em si.

2. Como Óscar aborda o impacto dos filmes de super-heróis na produção cinematográfica?

R: Ele aponta que os estúdios tendem a preferir investir em filmes de super-heróis devido ao retorno garantido, o que tem levado à desvalorização de filmes de entretenimento em geral pela academia.

3. Qual é a relevância da discussão levantada por Óscar sobre a ascensão do streaming?

R: A ascensão do streaming tem gerado mudanças significativas na indústria cinematográfica, e a valorização da diversidade de produções é crucial para manter a vitalidade do cinema e do circuito exibidor.

Fonte do vídeo: YouTube – Oscar 2022: O Estado do Cinema e Cinema versus Streaming

Artigos relacionados

46 Comentários

  1. Alerta de gafes, no plural: sim, George Miller foi indicado ao Oscar de direção por Estrada da Fúria. Acho que a minha indignação com a esnobada ao Denis Villeneuve se espalhou por onde não devia. E, à maneira do Tarantino, decidi corrigir a história por minha própria conta e dei para O Exorcista o Oscar que, na verdade, Golpe de Mestre ganhou. Sorry!

  2. Eu fiquei bem feliz de ver que pessoas com conhecimento muito mais abalizado que o meu pensam no absurdo que foi a falta de coragem (e não tem outro nome, falta de coragem mesmo) da Academia em não ter dado o melhor filme a Fury Road. E não vamos nem falar do Green Book que foi também a maneira mais covarde de NÃO dar um prêmio para um dos filmes que falavam sobre o racismo naquele ano, porém pela perspectiva negra.
    E sim, a esnobada a Cavaleiro das Trevas é dessas marcas históricas, bem como o Andy Serkis não ter sequer concorrido pelo Gollum (e pelos outros papéis).
    Isso que não vamos nem começar a falar dos filmes de terror…

  3. Crítica é sempre algo pessoal, a visão de alguém direcionada a aspectos inerentes da sua própria personalidade. Às vezes gostamos de um filme, justamente por apreciar características de um diretor, expressões de um ator. É esse o fascínio do mundo cinematográfico.

  4. assino embaixo do q disse, e acrescento q o Oscar é uma premiação comercial, visando promover muitos filmes (marketing). Só vou discordar do Drive my car, foram as 3 horas mais angustiantes da minha vida, pois ainda acredito que uma função importante do cinema é entreter e dá para fazer isso com conteúdo, sem ser um filme maçante como esse.

  5. Acho que a maior injustiça do cinema é de 'retrato de uma jovem em chamas'. Além da Céline Sciamma não ter sido indicada como melhor direção, a Adèle Haenel ou a Noémi Merlant como melhor atriz e o filme não ter ganhado absolutamente nenhum Oscar (nem de fotografia, que convenhamos….ninguém fez melhor), a ISABELA BOSCOV, que assiste de um tudo, nem sequer ter feito a crítica do filme. Uma pena, pois é meu filme favorito de todos os tempos e adoraria ouvir minha crítica de filme favorita falando sobre ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo