Política

Venezuela e Guiana concordam em continuar diálogo – CNN ARENA


Venezuela e Guiana concordam em continuar diálogo – CNN ARENA

Venezuela e Guiana se reúnem para discutir disputa territorial

O encontro entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, aconteceu nesta quinta-feira em São Vicente e Granadinas, marcando o primeiro encontro cara a cara dos líderes desde que Caracas realizou um referendo pela anexação de Essequibo. Esse referendo acirrou os ânimos entre os países, e a reunião foi vista como um passo importante para resolver a disputa territorial.

Diálogo em foco

Após o encontro, o governo da Venezuela afirmou que os dois países se mostraram dispostos a continuar o diálogo sobre a disputa pelo território de Essequibo. O presidente da Guiana também reiterou que a posição de seu país é e continuará sendo a de que a disputa deve ser resolvida pela Corte Internacional de Justiça. Maduro e o presidente da Guiana selaram o acordo com um aperto de mão, comprometendo-se a diminuir a controvérsia entre os dois países.

Papel do Brasil

O Brasil também teve participação ativa nesse processo, enviando o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, ao encontro. Integrantes do governo afirmaram que o papel do Brasil durante a reunião foi em defesa do diálogo, mostrando-se favorável à busca de uma solução pacífica para a disputa territorial entre os dois países.

O encontro entre os presidentes da Venezuela e da Guiana, com o apoio do Brasil, representa um avanço significativo na busca por uma solução pautada no diálogo e na cooperação. A comunidade internacional acompanha atentamente as próximas etapas desse processo, esperando que as promessas feitas durante o encontro sejam cumpridas, trazendo uma resolução pacífica para a disputa territorial entre os dois países.

Promessa de diálogo e cooperação

O encontro entre os presidentes da Venezuela e da Guiana foi marcado por promessas de diálogo e cooperação para resolver a disputa territorial que tem gerado tensões entre os dois países. O comprometimento em buscar uma solução pacífica e em diminuir a controvérsia é um passo importante para a estabilidade e a paz na região do Caribe.

FAQ

Qual foi o objetivo do encontro entre os presidentes da Venezuela e da Guiana?

O objetivo do encontro foi discutir a disputa territorial, buscando uma solução pacífica e reafirmando o compromisso com o diálogo e a cooperação.

Qual foi o papel do Brasil nesse processo?

O Brasil teve participação ativa no processo, defendendo o diálogo e mostrando-se favorável à busca de uma solução pacífica para a disputa territorial entre os dois países.

Conclusão

O encontro entre os presidentes da Venezuela e da Guiana, com o apoio do Brasil, representa um avanço significativo na busca por uma solução pautada no diálogo e na cooperação. A comunidade internacional espera que as promessas feitas durante o encontro sejam cumpridas, trazendo uma resolução pacífica para a disputa territorial entre os dois países.

Fonte

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo