CuriosidadesBlog

PIRARA – Território dominado pelos Britânicos


Disputa Brasil-Inglaterra pelo território de Pirara

A América do Sul foi colonizada pelos europeus, que moldaram muitas das fronteiras atuais. O império colonial britânico, o maior e mais poderoso, expandiu-se subjugando todos que se opunham às suas intenções imperialistas. É nesse contexto que se insere a disputa entre Brasil e Inglaterra pelo território de Pirara, uma área de 33 mil quilômetros quadrados.

Origens da disputa territorial

A história dessa disputa remonta a 1777, quando Portugal e Espanha firmaram um tratado que redesenhou as fronteiras na região, incluindo a área atual de Roraima, que fazia parte da capitania geral da Venezuela pertencente à Espanha. Nesse acordo, Portugal obteve o estratégico território de Pirara, proporcionando-lhe uma saída para o Mar do Caribe através do Rio Essequibo.

Disputas e tensões

A região do Essequibo estava inicialmente sob controle dos holandeses, transferida para os britânicos em 1814. Com a independência da Venezuela da Espanha, as fronteiras foram estabelecidas e reconhecidas pelo Brasil, delimitadas pelo rio Essequibo. No entanto, a crescente presença britânica na região gerou tensões e disputas territoriais.

Consequências da arbitragem de Paris

Em 1899, um laudo de arbitragem de Paris concedeu quase todo o território reivindicado pelos britânicos à Guiana, desencadeando protestos de diversos países, incluindo o Brasil. Décadas depois, evidências de manipulação do resultado em favor dos britânicos emergiram, levando a Venezuela a não reconhecer o laudo e a reivindicar formalmente o território.

Resolução da disputa

Em 1904, o Brasil apresentou incisiva documentação cartográfica em um tribunal de arbitragem internacional, reivindicando seus direitos sobre o território. Contudo, os britânicos contrapuseram-se com documentos e afirmaram que os indígenas da região respondiam à Coroa inglesa, culminando na vitória britânica. A perda do território de Pirara foi um duro golpe para o Brasil.

FAQ

O que resultou na perda do território de Pirara pelo Brasil?

A perda foi resultado de uma disputa territorial entre Brasil e Inglaterra, originada a partir de processos de arbitragem com evidências de manipulação em favor dos britânicos.

Qual o impacto da colonização europeia na demarcação de fronteiras na América do Sul?

A colonização europeia deixou legados de disputas e tensões territoriais na América do Sul, como é exemplificado pela perda do território de Pirara pelo Brasil.

Conclusão

A disputa pelo território de Pirara reflete as sequelas da colonização europeia na América do Sul, evidenciando as consequências das demarcações territoriais. A perda desse território pelo Brasil representa um marco nas tensões resultantes de fronteiras coloniais e suas reverberações ao longo da história.

Agradecemos pela leitura e convidamos você a deixar sua opinião nos comentários. Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal para mais conteúdos. Até a próxima!

Fonte

Artigos relacionados

36 Comentários

  1. O assulto de Essequibo volta a ser discutido, criando novas tensões diante de tantas outras ao longo do globo terrestre em 2023. Os líderes do Brasil ainda não tocaram no assunto da região do Pirara, mas é claro que é uma situação ainda não bem revolvida e sendo muito comentada em vários canais, por muitas pessoas.

  2. Pra que o Brasil vai querer mais terras se não consegue se desenvolver com o tamanho que já tem ??
    Kkkkkkkk Kkkkkkkk Kkkkkkkk Kkkkkkkk
    Brasileiros tupiniquins = VÁ FAZER A MARMITA QUE AMANHÃ TEM QUE ACORDAR CEDO PRA TRAMPAR , VÁ PEGAR O BUSÃO LOTADO, BATER O CARTÃO DE PONTO E CAMELAR E PARA DE PENSAR EM QUERER A GUIANA DE VOLTA, BOBÃO

  3. Bom vídeo irmão, é uma pena que muitos brasileiros não estejam informados sobre isso, não concordo com a ditadura do meu país 🇻🇪 mas quero que meu país e o Brasil recuperem seus territórios roubados, saudações 👋.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo